SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2EXERCÍCIOS ENVOLVENDO A MAGNITUDE LIMITE NO ENSINO DE ASTRONOMIA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

COMPIANI, Maurício. NARRATIVAS E DESENHOS NO ENSINO DE ASTRONOMIA/GEOCIÊNCIAS COM O TEMA "A FORMAÇÃO DO UNIVERSO": UM OLHAR DAS GEOCIÊNCIAS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2010, vol.12, n.2, pp.257-278. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172010120216.

A partir das Geociências, o artigo problematiza para o ensino de Astronomia, se a complexidade do objeto e dos fenômenos em Astronomia necessita do uso da linguagem visual em compartilhamento com a linguagem verbal, ou seja, se necessita da integração do verbal (nar rativo) e do não-verbal (expressões gráficas - desenho). Retiro de um estudo de caso para as discussões duas estórias com dois desenhos sobre a formação do Universo. Mostro que os alunos desenvolveram "concei tos visuais", para singularizarem fenômenos do tema, e a lógica narrativa em que as partes foram conformadas, tendo em vista uma noção da estó ria final. Essas discussões estão apoiadas na semiótica pierciana para as narrativas e nos estudos de percepção visual (Gestalt).

Palavras-chave : Ensino de astronomia; narrativas históricas; desenhos..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )