SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue3THEORY OF THE ORIGIN AND EVOLUTION OF LIFE: DILEMMAS AND CHALLENGES IN HIGH SCHOOLTHE ENVIRONMENT AS CONFORMATION IN TEACHER TRAINING CURRICULUM author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

ZOMPERO, Andreia de Freitas  and  LABURU, Carlos Eduardo. AS RELAÇÕES ENTRE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E REPRESENTAÇÕES MULTIMODAIS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2010, vol.12, n.3, pp.31-40. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172010120303.

A linha de pesquisa em multimodos de representações vem atualmente sendo destacada como instrumento de instrução na educação científica. Partindo dos fundamentos que justificam um encaminhamento didático à luz dos multimodos de representações, este trabalho procura mostrar que há compatibilidade desses fundamentos com a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. Procuramos relacionar conceitos integrantes da Teoria da Aprendizagem Significativa com a linha de multímodos de representação, argumentando também sobre a pertinência existente entre ambas nas situações de ensino-aprendizagem que ocor rem na sala de aula.

Keywords : Aprendizagem significativa; representações multimodais; educação científica..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )