SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3TEORIAS DA ORIGEM E EVOLUÇÃO DA VIDA: DILEMAS E DESAFIOS NO ENSINO MÉDIOO MEIO AMBIENTE COMO CONFORMAÇÃO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DOCENTE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

ZOMPERO, Andreia de Freitas  y  LABURU, Carlos Eduardo. AS RELAÇÕES ENTRE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E REPRESENTAÇÕES MULTIMODAIS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2010, vol.12, n.3, pp.31-40. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172010120303.

A linha de pesquisa em multimodos de representações vem atualmente sendo destacada como instrumento de instrução na educação científica. Partindo dos fundamentos que justificam um encaminhamento didático à luz dos multimodos de representações, este trabalho procura mostrar que há compatibilidade desses fundamentos com a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. Procuramos relacionar conceitos integrantes da Teoria da Aprendizagem Significativa com a linha de multímodos de representação, argumentando também sobre a pertinência existente entre ambas nas situações de ensino-aprendizagem que ocor rem na sala de aula.

Palabras clave : Aprendizagem significativa; representações multimodais; educação científica..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )