SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue3THE ENVIRONMENT AS CONFORMATION IN TEACHER TRAINING CURRICULUMCONTEXTUALIZING THE APPROACH OF RADIATION IN THE TEACHING OF CHEMISTRY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

DIAS, Ricardo Henrique Almeida  and  ALMEIDA, Maria José P. M. de. A REPETIÇÃO EM INTERPRETAÇÕES DE LICENCIANDOS EM FÍSICA AO LEREM AS REVISTAS CIÊNCIA HOJE E PESQUISA FAPESP . Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2010, vol.12, n.3, pp.51-64. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172010120305.

Este artigo tem por objetivo compreender como um grupo de licenciandos em Física atribuiu sentidos à leitura de textos de divulgação científica da área publicados nas revistas Ciência Hoje e Pesquisa Fapesp. Para analisar as interpretações dos licenciandos, baseamo-nos na noção de autoria da análise de discurso e suas categorias de repetição: empírica, for mal e histórica, como explicitadas por Eni Orlandi. Identificamos elemen tos das três, o que nos evidenciou a multiplicidade nas maneiras como os licenciandos desta pesquisa leram os textos indicados. Notamos como alguns aspectos da ciência foram interpretados pelos licenciandos, como as suas relações com a sociedade, com as outras ciências e a produção científica nacional. Também encontramos algumas referências à utilização de analogias nos textos de divulgação científica. Os sentidos atribuídos à leitura e os exemplos de repetições por esse grupo de licenciandos em Física parecem sugerir como certos discursos relativos à ciência podem aflorar quando instados pela leitura dos textos de divulgação propostos.

Keywords : Leitura; divulgação científica; análise de discurso; repetição..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )