SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3O MEIO AMBIENTE COMO CONFORMAÇÃO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DOCENTECONTEXTUALIZANDO A ABORDAGEM DE RADIAÇÕES NO ENSINO DE QUÍMICA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

DIAS, Ricardo Henrique Almeida  e  ALMEIDA, Maria José P. M. de. A REPETIÇÃO EM INTERPRETAÇÕES DE LICENCIANDOS EM FÍSICA AO LEREM AS REVISTAS CIÊNCIA HOJE E PESQUISA FAPESP . Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2010, vol.12, n.3, pp.51-64. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172010120305.

Este artigo tem por objetivo compreender como um grupo de licenciandos em Física atribuiu sentidos à leitura de textos de divulgação científica da área publicados nas revistas Ciência Hoje e Pesquisa Fapesp. Para analisar as interpretações dos licenciandos, baseamo-nos na noção de autoria da análise de discurso e suas categorias de repetição: empírica, for mal e histórica, como explicitadas por Eni Orlandi. Identificamos elemen tos das três, o que nos evidenciou a multiplicidade nas maneiras como os licenciandos desta pesquisa leram os textos indicados. Notamos como alguns aspectos da ciência foram interpretados pelos licenciandos, como as suas relações com a sociedade, com as outras ciências e a produção científica nacional. Também encontramos algumas referências à utilização de analogias nos textos de divulgação científica. Os sentidos atribuídos à leitura e os exemplos de repetições por esse grupo de licenciandos em Física parecem sugerir como certos discursos relativos à ciência podem aflorar quando instados pela leitura dos textos de divulgação propostos.

Palavras-chave : Leitura; divulgação científica; análise de discurso; repetição..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )