SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3A REPETIÇÃO EM INTERPRETAÇÕES DE LICENCIANDOS EM FÍSICA AO LEREM AS REVISTAS CIÊNCIA HOJE E PESQUISA FAPESPA IMAGEM EM ARTIGOS PUBLICADOS NO PERÍODO 1998-2007 NA ÁREA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

MEDEIROS, Miguel de Araújo  e  LOBATO, Anderson César. CONTEXTUALIZANDO A ABORDAGEM DE RADIAÇÕES NO ENSINO DE QUÍMICA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2010, vol.12, n.3, pp.65-84. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172010120306.

Este trabalho consiste em: (i) análise do conteúdo radiação em livros didáticos de Química e Física; (ii) análise das concepções prévias dos alunos sobre radiação; (iii) desenvolvimento e aplicação de um mate rial didático para suporte ao ensino e aprendizagem de radiação e (iv) aná lise do conhecimento adquirido pelos estudantes após o estudo do con teúdo. A análise dos livros didáticos de Química mostrou que radiação nuclear é o conteúdo principalmente abordado, enquanto que nos livros de Física são apresentadas principalmente ondas eletromagnéticas. Esse resultado demonstra que o conteúdo não foi ensinado de maneira eficien te. O conhecimento prévio, observado através de questionário, identificou as principais dificuldades dos alunos. Neste contexto, um material didáti co foi desenvolvido para o ensino e aprendizagem de radiação para mini mizar a ideia errada de que a radiação é prejudicial (como foi identificado em 82% das respostas dos estudantes). Através do ensino de radiações, usando esse material, e analisando os resultados deste trabalho, foi possí vel verificar que os alunos se interessam pelo assunto, reconhecendo e diferenciando vários tipos de radiação presentes no cotidiano.

Palavras-chave : Radiação; ensino e aprendizagem; contextualização; material didático..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )