SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue3IMAGE FROM THE VIEW OF PUBLISHED ARTICLES IN EDUCATION IN SCIENCE FIELD FROM 1998-2007VISIONS OF AUTONOMY OF THE TEACHER AND HIS INFLUENCE IN PEDAGOGICS PRACTICE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

JUNIOR, João Batista Santos  and  MARCONDES, Maria Eunice Ribeiro. IDENTIFICANDO OS MODELOS DIDÁTICOS DE UM GRUPO DE PROFESSORES DE QUÍMICA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2010, vol.12, n.3, pp.101-116. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172010120308.

Esta investigação visa a identificar os modelos didáticos de um grupo de professores de Química de escolas públicas e propõe uma meto dologia para a sua utilização como instrumento de reflexão do docente em relação às suas concepções acerca do processo de ensino e aprendiza gem. Para tal, foi solicitado aos professores que respondessem a um ques tionário baseado nas ideias de Garcia Pérez (2000). Os resultados obtidos apontam que os professores combinam características diferentes dos modelos didáticos para formar um modelo didático eclético (GUIMARÃES, ECHEVERRÍA & MORAES, 2006). Esses modelos ecléticos encerram características antagônicas e podem indicar a necessi dade de aprofundamento da reflexão dos docentes sobre as suas concep ções. É proposta uma metodologia para a utilização do instrumento de investigação do pensamento do professor.

Keywords : Modelos didáticos; crenças pedagógicas; formação profissional; desenvolvimento profissional..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )