SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3A IMAGEM EM ARTIGOS PUBLICADOS NO PERÍODO 1998-2007 NA ÁREA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIASVISÕES DE AUTONOMIA DO PROFESSOR E SUA INFLUÊNCIA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

JUNIOR, João Batista Santos  y  MARCONDES, Maria Eunice Ribeiro. IDENTIFICANDO OS MODELOS DIDÁTICOS DE UM GRUPO DE PROFESSORES DE QUÍMICA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2010, vol.12, n.3, pp.101-116. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172010120308.

Esta investigação visa a identificar os modelos didáticos de um grupo de professores de Química de escolas públicas e propõe uma meto dologia para a sua utilização como instrumento de reflexão do docente em relação às suas concepções acerca do processo de ensino e aprendiza gem. Para tal, foi solicitado aos professores que respondessem a um ques tionário baseado nas ideias de Garcia Pérez (2000). Os resultados obtidos apontam que os professores combinam características diferentes dos modelos didáticos para formar um modelo didático eclético (GUIMARÃES, ECHEVERRÍA & MORAES, 2006). Esses modelos ecléticos encerram características antagônicas e podem indicar a necessi dade de aprofundamento da reflexão dos docentes sobre as suas concep ções. É proposta uma metodologia para a utilização do instrumento de investigação do pensamento do professor.

Palabras clave : Modelos didáticos; crenças pedagógicas; formação profissional; desenvolvimento profissional..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )