SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3IDENTIFICANDO OS MODELOS DIDÁTICOS DE UM GRUPO DE PROFESSORES DE QUÍMICAEL USO DE ACTIVIDAD DE LATORATORIO DE BIOLOGÍA PARA LA ENSENANZA DE MATEMÁTICA EN LOS ANOS INICIALES: UNA ESTRATEGIA INTERDICIPLINARIA DE ENSENANZA Y APRENDIZAJE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

MONTEIRO, Marco Aurélio Alvarenga; MONTEIRO, Isabel Cristina de Castro  y  AZEVEDO, Tânia Cristina Arantes Macedo de. VISÕES DE AUTONOMIA DO PROFESSOR E SUA INFLUÊNCIA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2010, vol.12, n.3, pp.117-130. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172010120309.

Atualmente muitos trabalhos têm destacado a importância do desenvolvimento da autonomia do professor para a melhoria da qualida de de ensino. Nosso trabalho buscou estudar as concepções sobre auto nomia apresentadas por professoras que atuam na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental recém-ingressas no programa de formação de professores Pedagogia Cidadã, oferecido pela Unesp. Nosso intuito é o de compreender como essas concepões contribuíam ou apre sentavam obstáculos ao desenvolvimento da profissionalidade docente segundo a visão proposta por Contreras (2002). Os resultados mostraram que as concepções, de natureza altamente individualista e solipsista, apre sentadas pelas professoras evidenciam um exercício profissional voltado apenas para questões relativas ao fazer didático-pedagógico de sala de aula.

Palabras clave : Autonomia; prática reflexiva; formação de professores..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )