SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1Theoretical crossroads: diversions necessary in initial teacher education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

REZENDE, Flavia; QUEIROZ, Gloria  and  FERRAZ, Gleice. Objetivos do ensino na perspectiva de professores das ciências naturais. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2011, vol.13, n.1, pp.13-27. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-2117201113113.

O debate sobre as efetivas contribuições da Educação em Ciências no sentido de melhor servir aos interesses da coletividade nos levou a investigar o discurso de professores de Ciências sobre as finalidades da Educação. Analisamos os enunciados de 27 professores (Física, Química, Biologia e Matemática) e, ao encontrarmos objetivos relacionados à realidade social, observamos sua relação com a formação disciplinar inicial e continuada do respondente. Menos da metade dos professores indicou objetivos relacionados à realidade social. A maioria enfatizou a realidade natural ou o indivíduo. Contextos acadêmicos de formação continuada parecem ter influenciado a preocupação social dos professores. Os resultados apontam para a necessidade de envidar esforços na formação inicial dos professores das Ciências Naturais no sentido de favorecer a abordagem de problemas sociais.

Keywords : Objetivos Educacionais; Ensino de Ciências; Análise de Discurso.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )