SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Encruzilhadas teóricas: desvios necessários na formação inicial docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

REZENDE, Flavia; QUEIROZ, Gloria  y  FERRAZ, Gleice. Objetivos do ensino na perspectiva de professores das ciências naturais. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2011, vol.13, n.1, pp.13-27. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-2117201113113.

O debate sobre as efetivas contribuições da Educação em Ciências no sentido de melhor servir aos interesses da coletividade nos levou a investigar o discurso de professores de Ciências sobre as finalidades da Educação. Analisamos os enunciados de 27 professores (Física, Química, Biologia e Matemática) e, ao encontrarmos objetivos relacionados à realidade social, observamos sua relação com a formação disciplinar inicial e continuada do respondente. Menos da metade dos professores indicou objetivos relacionados à realidade social. A maioria enfatizou a realidade natural ou o indivíduo. Contextos acadêmicos de formação continuada parecem ter influenciado a preocupação social dos professores. Os resultados apontam para a necessidade de envidar esforços na formação inicial dos professores das Ciências Naturais no sentido de favorecer a abordagem de problemas sociais.

Palabras clave : Objetivos Educacionais; Ensino de Ciências; Análise de Discurso.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )