SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1Goals of education from the perspective of natural sciences’ teachersQuestioning from reading of a text: a study with students of the distance education course of chemistry author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

FREITAS, Lilliane Miranda. Encruzilhadas teóricas: desvios necessários na formação inicial docente. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2011, vol.13, n.1, pp.29-42. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-2117201113129.

Este texto trata-se de uma pesquisa narrativa, no qual faço discussões no âmbito do currículo a partir da perspectiva pós-crítica. Abordo três eixos temáticos nos quais questiono sobre as produções discursivas que me subjetivaram em meu percurso escolar e formação inicial docente. Discuto no primeiro eixo as noções de diversidade e diferença como necessárias para a compreensão da constituição da identidade. No segundo instante, analiso a constituição da professoralidade através das narrativas fílmicas e como estas atuam na produção de marcas na subjetividade. E por fim, analiso a história do currículo escolar na formação das disciplinas acadêmicas, em especial da Biologia, e como a historização do currículo é importante na compreensão do caráter construído das práticas sociais e de subjetividades.

Keywords : Currículo; Identidade; Formação de Professores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )