SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Objetivos do ensino na perspectiva de professores das ciências naturaisFormulação de questões a partir da leitura de um texto: desempenho dos estudantes de licenciatura em química da modalidade a distância índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

FREITAS, Lilliane Miranda. Encruzilhadas teóricas: desvios necessários na formação inicial docente. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2011, vol.13, n.1, pp.29-42. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-2117201113129.

Este texto trata-se de uma pesquisa narrativa, no qual faço discussões no âmbito do currículo a partir da perspectiva pós-crítica. Abordo três eixos temáticos nos quais questiono sobre as produções discursivas que me subjetivaram em meu percurso escolar e formação inicial docente. Discuto no primeiro eixo as noções de diversidade e diferença como necessárias para a compreensão da constituição da identidade. No segundo instante, analiso a constituição da professoralidade através das narrativas fílmicas e como estas atuam na produção de marcas na subjetividade. E por fim, analiso a história do currículo escolar na formação das disciplinas acadêmicas, em especial da Biologia, e como a historização do currículo é importante na compreensão do caráter construído das práticas sociais e de subjetividades.

Palabras clave : Currículo; Identidade; Formação de Professores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )