SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1Theoretical crossroads: diversions necessary in initial teacher educationThe re-meaning of classroom activities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

QUADROS, Ana Luiza de; SILVA, Dayse Carvalho da  and  SILVA, Fernando César. Formulação de questões a partir da leitura de um texto: desempenho dos estudantes de licenciatura em química da modalidade a distância. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2011, vol.13, n.1, pp.43-56. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-2117201113143.

A leitura de textos científicos e o entendimento decorrente desta leitura têm sido objeto de investigação. Neste trabalho buscamos verificar o entendimento do texto por meio da elaboração de questões, considerando que as questões elaboradas são um espelho do entendimento do lido. A pesquisa foi realizada com estudantes de Licenciatura em Química, na modalidade a distância, da Universidade Federal de Minas Gerais. Os estudantes apresentaram facilidade em elaborar questões cujas respostas podem ser copiadas do texto. Percebemos que esses estudantes possuem visão restrita da leitura de um texto, entendendo-a mais como interpretação da voz do autor do que como momento de confrontar as próprias ideias com a visão do autor e dos colegas. Assim, consideramos importante verificar o entendimento de um texto e, para isso, a elaboração de questões se mostrou uma boa ferramenta. Porém, a formulação de diferentes tipos de questões deve ser amplamente discutida durante os cursos de formação de professores.

Keywords : Leitura; Formulação de Questões; Avaliação Escolar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )