SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1Questioning from reading of a text: a study with students of the distance education course of chemistryTeaching voices: analysis of the reflections of science teachers about their professional experience author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

PACCA, Jesuína L. A.  and  SCARINCI, Anne L.. A ressignificação das atividades na sala de aula. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2011, vol.13, n.1, pp.57-72. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-2117201113157.

Neste texto investigam-se concepções de professores sobre três estratégias de ensino - aula expositiva, aula experimental e aula de demonstração - e analisa-se o seu processo de ressignificação, dirigido à coerência com princípios construtivistas de ensino e aprendizagem que os professores protagonizam em um programa de formação contínua. Para que a ressignificação de uma atividade pudesse ocorrer, os professores experienciaram fases de estranhamento, operacionalização e conscientização e tiveram oportunidade, nesse percurso, de aprofundar conhecimentos sobre o construtivismo no que se refere à sua tradução para situações de sala de aula. Partindo de concepções ingênuas, perceberam que não é o tipo de atividade que determina um ensino construtivista, mas a maneira como esta é entendida e considerada na sala de aula e na sequência didática.

Keywords : Ressignificação de Atividades Didáticas; Construtivismo na Sala de Aula; Formação de Professores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )