SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Formulação de questões a partir da leitura de um texto: desempenho dos estudantes de licenciatura em química da modalidade a distânciaVozes docentes: análise de reflexões de professores de ciências sobre sua vivência profissional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

PACCA, Jesuína L. A.  y  SCARINCI, Anne L.. A ressignificação das atividades na sala de aula. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2011, vol.13, n.1, pp.57-72. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-2117201113157.

Neste texto investigam-se concepções de professores sobre três estratégias de ensino - aula expositiva, aula experimental e aula de demonstração - e analisa-se o seu processo de ressignificação, dirigido à coerência com princípios construtivistas de ensino e aprendizagem que os professores protagonizam em um programa de formação contínua. Para que a ressignificação de uma atividade pudesse ocorrer, os professores experienciaram fases de estranhamento, operacionalização e conscientização e tiveram oportunidade, nesse percurso, de aprofundar conhecimentos sobre o construtivismo no que se refere à sua tradução para situações de sala de aula. Partindo de concepções ingênuas, perceberam que não é o tipo de atividade que determina um ensino construtivista, mas a maneira como esta é entendida e considerada na sala de aula e na sequência didática.

Palabras clave : Ressignificação de Atividades Didáticas; Construtivismo na Sala de Aula; Formação de Professores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )