SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1The re-meaning of classroom activitiesPossibilities for botany teaching in a non-formal educational space in the perception of science teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

BEHRSIN, Maria Cristina Doglio. Vozes docentes: análise de reflexões de professores de ciências sobre sua vivência profissional. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2011, vol.13, n.1, pp.73-86. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-2117201113173.

O presente texto traz algumas reflexões feitas durante a realização de uma pesquisa sobre formação de professores, cujo objeto de estudo se estabeleceu em torno de elementos da caminhada docente de seis professores de Ciências. A citada pesquisa teve como ponto de confluência das histórias de vida profissional desses professores, a sua participação em um curso de Pós-Graduação em Ensino de Ciências. A partir dos relatos, buscou-se identificar aproximações e distanciamentos em suas percepções sobre a escola, a Educação e o trabalho docente, tecendo-se um diálogo entre os protagonistas da pesquisa e entre estes e diversos autores que tem investigado sobre as questões recorrentes em suas falas, objetivando, assim, trazer algumas contribuições para o debate.

Keywords : Educação em Ciências; Formação de Professores de Ciências; História de Vida Profissional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )