SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1A ressignificação das atividades na sala de aulaPossibilidades de ensino de botânica em um espaço não-formal de educação na percepção de professoras de ciência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

BEHRSIN, Maria Cristina Doglio. Vozes docentes: análise de reflexões de professores de ciências sobre sua vivência profissional. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2011, vol.13, n.1, pp.73-86. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-2117201113173.

O presente texto traz algumas reflexões feitas durante a realização de uma pesquisa sobre formação de professores, cujo objeto de estudo se estabeleceu em torno de elementos da caminhada docente de seis professores de Ciências. A citada pesquisa teve como ponto de confluência das histórias de vida profissional desses professores, a sua participação em um curso de Pós-Graduação em Ensino de Ciências. A partir dos relatos, buscou-se identificar aproximações e distanciamentos em suas percepções sobre a escola, a Educação e o trabalho docente, tecendo-se um diálogo entre os protagonistas da pesquisa e entre estes e diversos autores que tem investigado sobre as questões recorrentes em suas falas, objetivando, assim, trazer algumas contribuições para o debate.

Palavras-chave : Educação em Ciências; Formação de Professores de Ciências; História de Vida Profissional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )