SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1Possibilities for botany teaching in a non-formal educational space in the perception of science teachersHistorical trajectories of inquiry in science education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

PEREIRA, Alexsandro Pereira de; OSTERMANN, Fernanda  and  CAVALCANTI, Cláudio José de Holanda. A ocorrência de ‘fala privada’ entre adultos: uma estratégia analítica para o estudo das funções intrapsicológicas no ensino de ciências. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2011, vol.13, n.1, pp.105-120. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172011131105.

O presente trabalho apresenta um estudo sobre a fala privada em uma tarefa conduzida por um grupo de licenciandos em Física e mediada por um interferômetro virtual de Mach-Zehnder. O objetivo desse estudo é verificar a ocorrência da fala privada entre adultos e analisar como esse modo de mediação é utilizado em uma situação de resolução de problemas envolvendo conceitos de Física Quântica. Os resultados de uma análise discursiva pautada na perspectiva sociocultural mostraram que a fala privada surgiu da interação dos estudantes com as ferramentas culturais fornecidas pelo cenário sociocultural (roteiro e software). Esse modo de mediação foi utilizado no ordenamento da própria ação, assim como no planejamento de novas ações em direção a solução dos problemas.

Keywords : Fala Privada; Ensino de Ciências; Abordagem Sociocultural.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )