SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Possibilidades de ensino de botânica em um espaço não-formal de educação na percepção de professoras de ciênciaPercursos históricos de ensinar ciências através de atividades investigativas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

PEREIRA, Alexsandro Pereira de; OSTERMANN, Fernanda  e  CAVALCANTI, Cláudio José de Holanda. A ocorrência de ‘fala privada’ entre adultos: uma estratégia analítica para o estudo das funções intrapsicológicas no ensino de ciências. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2011, vol.13, n.1, pp.105-120. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172011131105.

O presente trabalho apresenta um estudo sobre a fala privada em uma tarefa conduzida por um grupo de licenciandos em Física e mediada por um interferômetro virtual de Mach-Zehnder. O objetivo desse estudo é verificar a ocorrência da fala privada entre adultos e analisar como esse modo de mediação é utilizado em uma situação de resolução de problemas envolvendo conceitos de Física Quântica. Os resultados de uma análise discursiva pautada na perspectiva sociocultural mostraram que a fala privada surgiu da interação dos estudantes com as ferramentas culturais fornecidas pelo cenário sociocultural (roteiro e software). Esse modo de mediação foi utilizado no ordenamento da própria ação, assim como no planejamento de novas ações em direção a solução dos problemas.

Palavras-chave : Fala Privada; Ensino de Ciências; Abordagem Sociocultural.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )