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Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

ANDRADE, Guilherme Trópia Barreto de. Percursos históricos de ensinar ciências através de atividades investigativas. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2011, vol.13, n.1, pp.121-137. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172011131121.

Este trabalho discute momentos históricos em que a perspectiva do ensino por atividades investigativas foi debatida por estudiosos da Educação e da Educação em Ciências. Recorro aos trabalhos de John Dewey no início do século XX que propõem a investigação na escola a partir do método científico. Apresento as reformas curriculares em 1950- 1960 no ensino de Ciências no Brasil em que materiais didáticos propunham a realização de investigações científicas. E por fim, discorro sobre a retomada da perspectiva investigativa no final do século XX com discussões sobre a natureza da Ciência e relações entre a Ciência e a sociedade no ensino de Ciências. Aponto que os fundamentos da perspectiva investigativa no ensino de Ciências estão intimamente relacionados às concepções de Ciência em discussão em cada momento histórico.

Palavras-chave : Ensino de Ciências; Atividades Investigativas; História do Ensino de Ciências.

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