SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2ARGUMENTATION IN SCIENCE EDUCATION: BRAZILIAN CONTEXTSCIENCE CENTERS MEDIATORS AND THEIR ROLES DURING SCHOOL VISITS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

SOUZA, Vinícius Catão de Assis  and  JUSTI, Rosária. INTERLOCUÇÕES POSSÍVEIS ENTRE LINGUAGEM E APROPRIAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS NA PERSPECTIVA DE UMA ESTRATÉGIA DE MODELAGEM PARA A ENERGIA ENVOLVIDA NAS TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2011, vol.13, n.2, pp.31-46. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172011130203.

Atualmente, existe uma tendência na qual o ensino de Ciências estaria centrado na compreensão sobre a natureza e os processos através dos quais o conhecimento científico se desenvolve. Nesse contexto, o envolvimento dos alunos em atividades de modelagem emerge como parte essencial de uma abordagem de ensino mais interativa e dialógica. Assim, uma estratégia de modelagem para o ensino do tema energia envol vida nas transformações químicas foi proposta, sendo aplicada a um grupo de alunos da 2° série do Ensino Médio de uma escola Pública Federal de Belo Horizonte. Neste artigo são apresentados alguns aspectos importantes que fundamentaram essa estratégia de ensino, assim como alguns dos resultados de uma investigação sobre a aprendizagem dos alunos, particu larmente aqueles relacionados à linguagem.

Keywords : ensino fundamentado em modelagem; linguagem; transformações químicas..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )