SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2POSSIBLE DIALOGUES BETWEEN LANGUAGE AND SCIENTIFIC CONCEPTS APPROPRIATION FROM A MODELLING-BASED STRATEGY FOR THE TEACHING OF ENERGY ASSOCIATED WITH CHEMICALS CHANGESTHE CONTENTS OF SYSTEMATIC AND PHYLOGENETIC IN HIGH SCHOOL TEXTBOOKS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

SILVA, Camila Silveira da  and  OLIVEIRA, Luiz Antonio Andrade de. MEDIADORES DE CENTROS DE CIÊNCIAS E OS SEUS PAPÉIS DURANTE AS VISITAS ESCOLARES. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2011, vol.13, n.2, pp.47-64. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172011130204.

Neste artigo apresenta-se um panorama sobre quem são e o que fazem os mediadores de centros e museus de Ciência A literatura aponta os diversos papéis que possuem esses sujeitos e também que a presença desses profissionais nas instituições de educação não-formal já é algo con solidado. Também são apresentados e discutidos dados obtidos junto a mediadores de um centro de Ciências focando o papel desses sujeitos durante as visitas escolares mediadas, com o objetivo de caracterizar as ações que cabem a esses profissionais. Os dados construídos e analisados apontaram que, durante as visitas escolares, os papéis que cabem aos mediadores são: (a) mediar o conhecimento; (b) explicar os conceitos cien tíficos envolvidos nas exposições; (c) apresentar os espaços temáticos; (d) receber e organizar os visitantes; (e) zelar pelo espaço físico e integridade física e moral dos visitantes; (f) complementar e ensino escolar dos visi tantes e (g) difundir conhecimento científico.

Keywords : mediadores; centros e museus de ciências; visitas escolares mediadas..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )