SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2SCIENCE CENTERS MEDIATORS AND THEIR ROLES DURING SCHOOL VISITSA STUDY OF THE ANALOGIES ABOUT CHEMICAL BALANCE IN TEXTBOOKS APPROVED BY PNLEM 2007 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

RODRIGUES, Marciel Elio; JUSTINA, Lourdes Aparecida Della  and  MEGLHIORATTI, Fernanda Aparecida. O CONTEÚDO DE SISTEMÁTICA E FILOGENÉTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2011, vol.13, n.2, pp.65-84. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172011130205.

É fundamental identificar as transformações nas populações de organismos ao longo do tempo e situar as linhagens com os seus repre sentantes atuais, facilitando uma aprendizagem coerente com o conheci mento biológico atual. Por essas razões, nesse trabalho realizamos uma análise qualitativa sobre o conteúdo Sistemática e Filogenética em cinco livros didáticos recomendados pelo Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio. Verificou-se que entre os livros analisados nenhum utiliza a filogenia como eixo integrador do ensino. Acredita-se que a filogenia, como eixo integrador, permita uma abordagem comparativa da vida, faci litando os estudos de Zoologia e Botânica e fornecendo subsídios para a compreensão da diversidade biológica voltada para uma abordagem evo lutiva.

Keywords : ensino de biologia; filogenia; livro didático..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )