SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2MEDIADORES DE CENTROS DE CIÊNCIAS E OS SEUS PAPÉIS DURANTE AS VISITAS ESCOLARESUM ESTUDO DAS ANALOGIAS SOBRE EQUILÍBRIO QUÍMICO NOS LIVROS APROVADOS PELO PNLEM 2007 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

RODRIGUES, Marciel Elio; JUSTINA, Lourdes Aparecida Della  e  MEGLHIORATTI, Fernanda Aparecida. O CONTEÚDO DE SISTEMÁTICA E FILOGENÉTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2011, vol.13, n.2, pp.65-84. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172011130205.

É fundamental identificar as transformações nas populações de organismos ao longo do tempo e situar as linhagens com os seus repre sentantes atuais, facilitando uma aprendizagem coerente com o conheci mento biológico atual. Por essas razões, nesse trabalho realizamos uma análise qualitativa sobre o conteúdo Sistemática e Filogenética em cinco livros didáticos recomendados pelo Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio. Verificou-se que entre os livros analisados nenhum utiliza a filogenia como eixo integrador do ensino. Acredita-se que a filogenia, como eixo integrador, permita uma abordagem comparativa da vida, faci litando os estudos de Zoologia e Botânica e fornecendo subsídios para a compreensão da diversidade biológica voltada para uma abordagem evo lutiva.

Palavras-chave : ensino de biologia; filogenia; livro didático..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )