SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2THE CONTENTS OF SYSTEMATIC AND PHYLOGENETIC IN HIGH SCHOOL TEXTBOOKSTHE PERMANENCE IN THE CAREER AS A SCIENCE TEACHER: A CHARLOT BASED READING author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

JUNIOR, Wilmo Ernesto Francisco; BARROS, Aline Araújo Dias; GARCIA, Viviane Martins  and  OLIVEIRA, Ana Carolina Garcia de. UM ESTUDO DAS ANALOGIAS SOBRE EQUILÍBRIO QUÍMICO NOS LIVROS APROVADOS PELO PNLEM 2007. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2011, vol.13, n.2, pp.85-100. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172011130206.

Este artigo descreve uma análise crítica das analogias apresenta das para o tópico de equilíbrio químico pelos livros de Química aprova dos pelo PNLEM 2007. Foram localizadas oito analogias, sendo uma delas repetida. Cinco dessas analogias estão presentes num único livro, enquanto outros três possuem uma analogia cada. Não foram identifica das analogias em dois dos seis livros. Quatro analogias podem favorecer a compreensão de importantes aspectos microscópicos do equilíbrio quími co, não ignorando as limitações associadas, as quais também tentaram ser aqui apresentadas. Todavia, as outras quatro analogias, por se configura rem demasiadamente simples e desconsiderarem aspectos microscópicos essenciais, não facilitam a aprendizagem de aspectos envolvidos no equi líbrio químico, podendo dificultar ainda mais sua compreensão. Isso não impede, entretanto, que analogias sejam utilizadas de formas ulteriores, como na função avaliativa.

Keywords : analogias; equilíbrio químico; livros didáticos..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )