SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2O CONTEÚDO DE SISTEMÁTICA E FILOGENÉTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIOA PERMANÊNCIA NA CARREIRA DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS: UMA LEITURA BASEADA EM CHARLOT índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

JUNIOR, Wilmo Ernesto Francisco; BARROS, Aline Araújo Dias; GARCIA, Viviane Martins  y  OLIVEIRA, Ana Carolina Garcia de. UM ESTUDO DAS ANALOGIAS SOBRE EQUILÍBRIO QUÍMICO NOS LIVROS APROVADOS PELO PNLEM 2007. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2011, vol.13, n.2, pp.85-100. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172011130206.

Este artigo descreve uma análise crítica das analogias apresenta das para o tópico de equilíbrio químico pelos livros de Química aprova dos pelo PNLEM 2007. Foram localizadas oito analogias, sendo uma delas repetida. Cinco dessas analogias estão presentes num único livro, enquanto outros três possuem uma analogia cada. Não foram identifica das analogias em dois dos seis livros. Quatro analogias podem favorecer a compreensão de importantes aspectos microscópicos do equilíbrio quími co, não ignorando as limitações associadas, as quais também tentaram ser aqui apresentadas. Todavia, as outras quatro analogias, por se configura rem demasiadamente simples e desconsiderarem aspectos microscópicos essenciais, não facilitam a aprendizagem de aspectos envolvidos no equi líbrio químico, podendo dificultar ainda mais sua compreensão. Isso não impede, entretanto, que analogias sejam utilizadas de formas ulteriores, como na função avaliativa.

Palabras clave : analogias; equilíbrio químico; livros didáticos..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )