SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2A STUDY OF THE ANALOGIES ABOUT CHEMICAL BALANCE IN TEXTBOOKS APPROVED BY PNLEM 2007GENDER DIFFERENCES IN HIGH SCHOOL STUDENTS' PREFERENCES ON SUBJECT MATTERS AND PROFESSIONAL CHOICES: CONNECTIONS WITH SCI ENCE EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

OGO, Marcela Yaemi  and  LABURU, Carlos Eduardo. A PERMANÊNCIA NA CARREIRA DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS: UMA LEITURA BASEADA EM CHARLOT. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2011, vol.13, n.2, pp.101-118. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172011130207.

O ciclo de vida profissional do professor já foi delimitado por autores como Huberman. Coloca-se à literatura a necessidade da realiza ção de pesquisas que tragam novas perspectivas sobre a carreira desse profissional e, em específico, do professor de Ciências. Ao compararmos os obstáculos e as satisfações encontradas na carreira encontramos nítidas diferenças entre os profissionais docentes, o que justifica a preocupação de focar atenção nos aspectos que mantêm o docente de Ciências na car reira, apesar dos inúmeros desafios por ele encontrados. O referencial teó rico utilizado baseia-se em uma leitura das relações com o saber de Charlot, a fim de buscar um novo olhar para esse problema. Também empregamos o referencial de ciclo de vida de professores de Huberman para obter a história de vida dos professores, definir o professorado a ser analisado e construir um instrumento de entrevista. A amostra seleciona da de professores encontra-se na terceira fase descrita por Huberman, de Diversificação ou Questionamento. O referencial de Charlot servirá para analisar essa fase da carreira docente para que compreendamos a razão ou razões que fazem com que o professor de Ciências persista na carreira.

Keywords : Charlot; Huberman; ciclo de vida profissional do professor de ciências..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )