SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2UM ESTUDO DAS ANALOGIAS SOBRE EQUILÍBRIO QUÍMICO NOS LIVROS APROVADOS PELO PNLEM 2007DIFERENÇAS DE GÊNERO NAS PREFERÊNCIAS DISCIPLINARES E PROFISSIONAIS DE ESTUDANTES DE NÍVEL MÉDIO: RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

OGO, Marcela Yaemi  e  LABURU, Carlos Eduardo. A PERMANÊNCIA NA CARREIRA DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS: UMA LEITURA BASEADA EM CHARLOT. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2011, vol.13, n.2, pp.101-118. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172011130207.

O ciclo de vida profissional do professor já foi delimitado por autores como Huberman. Coloca-se à literatura a necessidade da realiza ção de pesquisas que tragam novas perspectivas sobre a carreira desse profissional e, em específico, do professor de Ciências. Ao compararmos os obstáculos e as satisfações encontradas na carreira encontramos nítidas diferenças entre os profissionais docentes, o que justifica a preocupação de focar atenção nos aspectos que mantêm o docente de Ciências na car reira, apesar dos inúmeros desafios por ele encontrados. O referencial teó rico utilizado baseia-se em uma leitura das relações com o saber de Charlot, a fim de buscar um novo olhar para esse problema. Também empregamos o referencial de ciclo de vida de professores de Huberman para obter a história de vida dos professores, definir o professorado a ser analisado e construir um instrumento de entrevista. A amostra seleciona da de professores encontra-se na terceira fase descrita por Huberman, de Diversificação ou Questionamento. O referencial de Charlot servirá para analisar essa fase da carreira docente para que compreendamos a razão ou razões que fazem com que o professor de Ciências persista na carreira.

Palavras-chave : Charlot; Huberman; ciclo de vida profissional do professor de ciências..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )