SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2THE PERMANENCE IN THE CAREER AS A SCIENCE TEACHER: A CHARLOT BASED READINGCONTROVERSIAL ISSUES AND THE ARGUMENTATION OF STUDENTS OF THE COURSE OF BIOLOGICAL SCIENCES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

JUNIOR, Paulo Lima; REZENDE, Flavia  and  OSTERMANN, Fernanda. DIFERENÇAS DE GÊNERO NAS PREFERÊNCIAS DISCIPLINARES E PROFISSIONAIS DE ESTUDANTES DE NÍVEL MÉDIO: RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2011, vol.13, n.2, pp.119-134. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172011130208.

Este artigo investiga diferenças de gênero no discurso de estu dantes sobre suas preferências por disciplinas e profissões. A análise encontra-se pautada na filosofia da linguagem de Bakhtin e orienta-se em direção às seguintes questões: Meninos e meninas adotam estilos de lin guagem diferentes quando abordam suas preferências disciplinares e pro fissionais? Como os estilos adotados podem estar relacionados às dispari dades de gênero na educação científica? Um total de 362 estudantes do Ensino Médio de três escolas brasileiras respondeu por escrito a um con junto de questões abertas. Os resultados obtidos somam-se à literatura nacional e internacional e avançam ao ilustrar aspectos socioculturais envolvidos em diferentes padrões de socialização, moldando de formas distintas o discurso de meninos e meninas.

Keywords : linguagem; diferenças de gênero; preferências disciplinares e profissionais..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )