SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2GENDER DIFFERENCES IN HIGH SCHOOL STUDENTS' PREFERENCES ON SUBJECT MATTERS AND PROFESSIONAL CHOICES: CONNECTIONS WITH SCI ENCE EDUCATIONCURRICULUM FOR PROFESSIONAL EDUCATION AND TRAINING: AN OPPORTUNITY TO QUESTION INSTRUCTIONAL PRACTICES AND TO RECONSTRUCT SCHOOL IDENTITY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

PEREZ, Daniela Malgarini et al. TEMAS POLÊMICOS E A ARGUMENTAÇÃO DE ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2011, vol.13, n.2, pp.135-150. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172011130209.

Analisa-se a estrutura e consistência dos argumentos de alunos do curso de Ciências Biológicas quando instigados a defender determinado ponto de vista sobre dois temas "Mercado de Carbono" e "Experimetação Animal". Utilizando-se como referencial para análise o modelo de Toulmin, observou-se que prevaleceu Argumentos do tipo conclusão-justificativa e conclusão-dado-justificativa em ambos os debates, indicando que o método de argumentação dos alunos é derivado, principalmente, de opiniões próprias sobre o assunto ou de opiniões formadas através de aquisição de fatos aleatórios. De modo geral, os debates apresentaram uma boa expressividade e apesar dos argumentos não terem sido formuladas com base em dados científicos, há que se valorizar a importância desse tipo de atividade para o aprimoramento intelectual.

Keywords : mercado de carbono; experimentação animal; ensino superior..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )