SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2DIFERENÇAS DE GÊNERO NAS PREFERÊNCIAS DISCIPLINARES E PROFISSIONAIS DE ESTUDANTES DE NÍVEL MÉDIO: RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIASCURSOS DE EDUCAÇAO E FORMAÇAO: UMA OPORTUNIDADE PARA QUESTIONAR PRÁTICAS DE SALA DE AULA E RECONSTRUIR IDENTIDADES ESCOLARES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

PEREZ, Daniela Malgarini et al. TEMAS POLÊMICOS E A ARGUMENTAÇÃO DE ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2011, vol.13, n.2, pp.135-150. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172011130209.

Analisa-se a estrutura e consistência dos argumentos de alunos do curso de Ciências Biológicas quando instigados a defender determinado ponto de vista sobre dois temas "Mercado de Carbono" e "Experimetação Animal". Utilizando-se como referencial para análise o modelo de Toulmin, observou-se que prevaleceu Argumentos do tipo conclusão-justificativa e conclusão-dado-justificativa em ambos os debates, indicando que o método de argumentação dos alunos é derivado, principalmente, de opiniões próprias sobre o assunto ou de opiniões formadas através de aquisição de fatos aleatórios. De modo geral, os debates apresentaram uma boa expressividade e apesar dos argumentos não terem sido formuladas com base em dados científicos, há que se valorizar a importância desse tipo de atividade para o aprimoramento intelectual.

Palavras-chave : mercado de carbono; experimentação animal; ensino superior..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )