SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2CONTROVERSIAL ISSUES AND THE ARGUMENTATION OF STUDENTS OF THE COURSE OF BIOLOGICAL SCIENCES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

BAPTISTA, Mónica et al. CURSOS DE EDUCAÇAO E FORMAÇAO: UMA OPORTUNIDADE PARA QUESTIONAR PRÁTICAS DE SALA DE AULA E RECONSTRUIR IDENTIDADES ESCOLARES. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2011, vol.13, n.2, pp.151-172. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172011130210.

Este estudo tem como objectivo conhecer o impacto de activi- dades investigativas em aulas de Física e Química na reconstrução de identidades escolares. Estudaram-se três turmas do ensino secundário de um curso de Educação e Formação. Participaram 28 alunos, com histórias pesadas de insucesso escolar, aos quais se fez uma entrevista em grupo focado. Recorreu-se a um método de análise de conteúdo. Os dados suge rem um percurso, inicial, feito de insucessos, assente em identidades esco lares negativas, que não sendo passíveis de ser re-avaliadas ou restauradas, geram vontade de abandonar a escola. Para além disso sugerem que novas experiências pedagógicas e curriculares podem facilitar a reconstrução dessas identidades e a emergência de novas formas de se relacionar com a escola e com o saber escolar.

Keywords : educação em ciências; investigações científicas; abandono escolar; identidade..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )