SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2TEMAS POLÊMICOS E A ARGUMENTAÇÃO DE ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

BAPTISTA, Mónica et al. CURSOS DE EDUCAÇAO E FORMAÇAO: UMA OPORTUNIDADE PARA QUESTIONAR PRÁTICAS DE SALA DE AULA E RECONSTRUIR IDENTIDADES ESCOLARES. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2011, vol.13, n.2, pp.151-172. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172011130210.

Este estudo tem como objectivo conhecer o impacto de activi- dades investigativas em aulas de Física e Química na reconstrução de identidades escolares. Estudaram-se três turmas do ensino secundário de um curso de Educação e Formação. Participaram 28 alunos, com histórias pesadas de insucesso escolar, aos quais se fez uma entrevista em grupo focado. Recorreu-se a um método de análise de conteúdo. Os dados suge rem um percurso, inicial, feito de insucessos, assente em identidades esco lares negativas, que não sendo passíveis de ser re-avaliadas ou restauradas, geram vontade de abandonar a escola. Para além disso sugerem que novas experiências pedagógicas e curriculares podem facilitar a reconstrução dessas identidades e a emergência de novas formas de se relacionar com a escola e com o saber escolar.

Palabras clave : educação em ciências; investigações científicas; abandono escolar; identidade..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )