SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3The concept of activity and its possibilities in the interpretation of educational practicesEthics, science and teacher education: the school in contemporary society author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

SILVA, Elifas Levi da  and  PACCA, Jesuina Lopes de Almeida. Algumas implicações do trabalho coletivo na formação continuada de professores. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2011, vol.13, n.3, pp.31-49. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-2117201113331.

Neste estudo procuramos por implicações decorrentes do trabalho coletivo, para a formação continuada de professores de Física. Nossas informações provêm da observação participante e da gravação em áudio do trabalho de um grupo de professores que atuam na rede pública estadual de São Paulo. No trabalho, as categorias analíticas explicitam as intenções do que se fala, evidenciando, no discurso, posicionamentos de liderança e esclarecimentos entre outros, que são os argumentos da negociação, e que buscam organizar, dirigir e definir o que se faz e o como se faz no grupo. O objetivo é conhecer os fatores que influenciam a eventual mudança conceitual do professor acerca do ensinar e da prática na sala de aula. Os resultados mostram que o trabalho em grupo favorece a autonomia do professor e as competências para conduzir o processo de aprendizagem, tais como enfrentar situações inesperadas, valorizar a expressão dos alunos, avaliar continuamente a aprendizagem e reformular seu planejamento, incluindo atividades novas, e, principalmente, desenvolver o espírito crítico para tomar decisões adequadas com critérios pertinentes.

Keywords : Formação de Professores; Formação Continuada; Trabalho Coletivo; Planejamento do Ensino; Negociação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )