SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Algumas implicações do trabalho coletivo na formação continuada de professoresAtividades investigativas no ensino de ciências: aspectos históricos e diferentes abordagens índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

MALACARNE, Vilmar; STRIEDER, Dulce Maria  e  LIMA, Dartel Ferrari de. Ética, ciência e formação de professores: a escola na sociedade contemporânea. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2011, vol.13, n.3, pp.51-66. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-2117201113351.

O presente artigo, resultante de em uma pesquisa qualitativa cujo instrumento foi a revisão bibliográfica, aborda, a partir de uma reflexão sobre o desenvolvimento da ciência e os conceitos de ética, direcionamentos para a formação de professores e para sua atuação na escola contemporânea. O texto, fundamentado nos apontamentos sobre a ciência e a ética, traz para discussão o papel da escola no processo de formação do indivíduo, considerado produtor e inserido em uma sociedade tecnológica atravancada por discussões de caráter ético. A análise aponta para a necessidade de, com maior intensidade, conjugar a ética ao processo de estruturação da ciência e aos processos de formação docente, sendo este um caminho para sua maior presença no cotidiano da escola.

Palavras-chave : Ética; Ciência; Formação de Professores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )