Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117
Resumo
MALACARNE, Vilmar; STRIEDER, Dulce Maria e LIMA, Dartel Ferrari de. Ética, ciência e formação de professores: a escola na sociedade contemporânea. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2011, vol.13, n.3, pp.51-66. ISSN 1983-2117. https://doi.org/10.1590/1983-2117201113351.
O presente artigo, resultante de em uma pesquisa qualitativa cujo instrumento foi a revisão bibliográfica, aborda, a partir de uma reflexão sobre o desenvolvimento da ciência e os conceitos de ética, direcionamentos para a formação de professores e para sua atuação na escola contemporânea. O texto, fundamentado nos apontamentos sobre a ciência e a ética, traz para discussão o papel da escola no processo de formação do indivíduo, considerado produtor e inserido em uma sociedade tecnológica atravancada por discussões de caráter ético. A análise aponta para a necessidade de, com maior intensidade, conjugar a ética ao processo de estruturação da ciência e aos processos de formação docente, sendo este um caminho para sua maior presença no cotidiano da escola.
Palavras-chave : Ética; Ciência; Formação de Professores.