SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3Ethics, science and teacher education: the school in contemporary societyProblematization as Strategy for Discussing Bioethics and Biosafety Applied to Zoology Teaching: an Experience among Biological Science Students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

ZOMPERO, Andreia Freitas  and  LABURU, Carlos Eduardo. Atividades investigativas no ensino de ciências: aspectos históricos e diferentes abordagens. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2011, vol.13, n.3, pp.67-80. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-2117201113367.

Neste estudo, realizamos uma discussão sobre as diferentes abordagens acerca da utilização de atividades investigativas no ensino de Ciências, apresentadas na visão de diversos autores. As atividades investigativas apresentam denominações distintas na literatura, como: inquiry, ensino por investigação, ensino por projetos, dentre outras. Os autores concordam que essa perspectiva de ensino proporciona ao aluno, além da aprendizagem de conceitos e procedimentos, o desenvolvimento de diversas habilidades cognitivas e a compreensão da natureza da ciência. O estudo apresenta características apontadas por diversos autores, no que se refere a atividades investigativas, e visa mostrar o caráter não conclusivo que essa abordagem de ensino apresenta. Além das diferentes abordagens, também foram enfatizados os aspectos históricos que envolvem o ensino com a utilização de atividades investigativas.

Keywords : Ensino de Ciências; Atividades Investigativas; Aspectos Históricos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )