Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117
Abstract
LIMA, Kênio Erithon Cavalcante. Problematização como estratégia para discussão sobre Bioética e Biossegurança no Ensino de Zoologia: uma experiência entre Licenciandos em Ciências Biológicas. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2011, vol.13, n.3, pp.81-97. ISSN 1983-2117. https://doi.org/10.1590/1983-2117201113381.
A preocupação com o bem estar animal determina mudanças de atitude nas atividades de ensino e pesquisa envolvendo animais. Isto levou ao desenvolvimento de recursos didáticos alternativos para reduzir o sofrimento imposto a animais. Este trabalho investigou concepções de alunos de Ciências Biológicas sobre conceitos de Bioética e Biossegurança no manuseio de animais na UFPE. Observou-se que a maioria dos estudantes ignora aspectos da senciência e bem estar animal e também os riscos à saúde decorrentes da manipulação de animais. Faltam situações formais (disciplinas) e atividades extracurriculares que estimulem a percepção da Bioética e da Biossegurança no ensino de Biologia.
Keywords : Bem-Estar Animal; Ensino de Biologia; Recursos Didáticos Alternativos.