SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3Investigative activities in science teaching: historical aspects and different approachesInclusive education and science teacher training: the role of universities in the preparation of future teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

LIMA, Kênio Erithon Cavalcante. Problematização como estratégia para discussão sobre Bioética e Biossegurança no Ensino de Zoologia: uma experiência entre Licenciandos em Ciências Biológicas. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2011, vol.13, n.3, pp.81-97. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-2117201113381.

A preocupação com o bem estar animal determina mudanças de atitude nas atividades de ensino e pesquisa envolvendo animais. Isto levou ao desenvolvimento de recursos didáticos alternativos para reduzir o sofrimento imposto a animais. Este trabalho investigou concepções de alunos de Ciências Biológicas sobre conceitos de Bioética e Biossegurança no manuseio de animais na UFPE. Observou-se que a maioria dos estudantes ignora aspectos da senciência e bem estar animal e também os riscos à saúde decorrentes da manipulação de animais. Faltam situações formais (disciplinas) e atividades extracurriculares que estimulem a percepção da Bioética e da Biossegurança no ensino de Biologia.

Keywords : Bem-Estar Animal; Ensino de Biologia; Recursos Didáticos Alternativos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )