SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Atividades investigativas no ensino de ciências: aspectos históricos e diferentes abordagensEducação inclusiva e a formação de professores de ciências: o papel das universidades federais na capacitação dos futuros educadores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

LIMA, Kênio Erithon Cavalcante. Problematização como estratégia para discussão sobre Bioética e Biossegurança no Ensino de Zoologia: uma experiência entre Licenciandos em Ciências Biológicas. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2011, vol.13, n.3, pp.81-97. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-2117201113381.

A preocupação com o bem estar animal determina mudanças de atitude nas atividades de ensino e pesquisa envolvendo animais. Isto levou ao desenvolvimento de recursos didáticos alternativos para reduzir o sofrimento imposto a animais. Este trabalho investigou concepções de alunos de Ciências Biológicas sobre conceitos de Bioética e Biossegurança no manuseio de animais na UFPE. Observou-se que a maioria dos estudantes ignora aspectos da senciência e bem estar animal e também os riscos à saúde decorrentes da manipulação de animais. Faltam situações formais (disciplinas) e atividades extracurriculares que estimulem a percepção da Bioética e da Biossegurança no ensino de Biologia.

Palavras-chave : Bem-Estar Animal; Ensino de Biologia; Recursos Didáticos Alternativos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )