SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3Problematization as Strategy for Discussing Bioethics and Biosafety Applied to Zoology Teaching: an Experience among Biological Science StudentsSocial representations of undergraduate physics students regarding social inclusion of visually impaired persons author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

OLIVEIRA, Mayara Lustosa; ANTUNES, Adriana Maria; ROCHA, Thiago Lopes  and  TEIXEIRA, Simone Maria. Educação inclusiva e a formação de professores de ciências: o papel das universidades federais na capacitação dos futuros educadores. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2011, vol.13, n.3, pp.99-117. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-2117201113399.

A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE’s) no sistema regular de ensino é hoje a diretriz principal das políticas públicas educacionais tanto a nível federal, quanto estadual e municipal. Entretanto, os licenciados egressos das instituições de Ensino Superior estão verdadeiramente preparados para o atendimento adequado aos portadores de NEE’s? Foi no sentido de responder este questionamento que demos início ao desenvolvimento desta pesquisa, que analisou as opiniões de acadêmicos dos cursos de Física, Química e Biologia - Licenciaturas, do segundo e do último período de cada curso, a fim de observar qual o pensamento dos mesmos em relação à inclusão educacional e à ausência de disciplinas desta área nos cursos de licenciatura nas universidades públicas federais.

Keywords : Educação Inclusiva; Licenciaturas; Currículo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )