SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Educação inclusiva e a formação de professores de ciências: o papel das universidades federais na capacitação dos futuros educadoresPrática de ensino de ciências: o museu como espaço formativo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

LIMA, Maria da Conceição de Almeida Barbosa  y  MACHADO, Maria Auxiliadora Delgado. As representações sociais dos licenciandos de física referentes à inclusão de deficientes visuais. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2011, vol.13, n.3, pp.119-131. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172011133119.

Este trabalho estuda a disciplina Ensino de Física e Inclusão Social criada há três anos como eletiva no curso de Licenciatura em Física. Pretendemos conhecer o que os licenciandos pensam de um ensino de Física inclusivo enquanto estão na Universidade, para eventuais mudanças no curso. Utilizamos Grupo Focal articulado ao Discurso do Sujeito Coletivo para identificar as representações sociais. O resultado mostrou que o tema inclusão não mobiliza os licenciandos, não constituindo uma representação social. Por outro lado, a ideia de o ensino de Física estar associado com dificuldade que só pode ser enfrentada por estudantes segundo um padrão de normalidade é um objeto de representação social, uma vez que se apresentou como um fenômeno capaz de gerar concepções, opiniões e atitudes ora contraditórias ora convergentes. Esse resultado é um indicador de que nossos estudantes ainda não aceitam que deficientes visuais possam aprender Física.

Palabras clave : Representação Social; Ensino de Física; Inclusão Social.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )