SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3Social representations of undergraduate physics students regarding social inclusion of visually impaired personsScience coverage in colombian newcasts: from the analysis of results to methodological reflections for its investigation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

OVIGLI, Daniel Fernando Bovolenta. Prática de ensino de ciências: o museu como espaço formativo. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2011, vol.13, n.3, pp.133-149. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172011133133.

A formação inicial de professores de ciências tem desenvolvido de forma incipiente o tema da educação em museus e centros de ciências. Nesse sentido, este artigo apresenta apontamentos sobre a formação que futuros professores tiveram para atuar em um centro de ciências (CDCC/ USP), suas concepções sobre as características da educação escolar e extra- -escolar e as contribuições formativas oferecidas por esse espaço, na perspectiva de compreendê-lo como um lócus formativo na prática de ensino de ciências. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa, com a realização de entrevistas semi-estruturadas com quatro licenciandas-mediadoras, atuantes no centro de ciências mencionado. A inserção do estágio em espaços extra-escolares na prática de ensino também pode configurar- -se como alternativa viável para a formação docente em Ciências.

Keywords : Educação em Museus; Prática de Ensino; Formação Docente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )