SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3As representações sociais dos licenciandos de física referentes à inclusão de deficientes visuaisLa cobertura de la ciencia en los noticieros colombianos: del análisis de resultados a las reflexiones metodológicas para su investigación índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

OVIGLI, Daniel Fernando Bovolenta. Prática de ensino de ciências: o museu como espaço formativo. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2011, vol.13, n.3, pp.133-149. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172011133133.

A formação inicial de professores de ciências tem desenvolvido de forma incipiente o tema da educação em museus e centros de ciências. Nesse sentido, este artigo apresenta apontamentos sobre a formação que futuros professores tiveram para atuar em um centro de ciências (CDCC/ USP), suas concepções sobre as características da educação escolar e extra- -escolar e as contribuições formativas oferecidas por esse espaço, na perspectiva de compreendê-lo como um lócus formativo na prática de ensino de ciências. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa, com a realização de entrevistas semi-estruturadas com quatro licenciandas-mediadoras, atuantes no centro de ciências mencionado. A inserção do estágio em espaços extra-escolares na prática de ensino também pode configurar- -se como alternativa viável para a formação docente em Ciências.

Palavras-chave : Educação em Museus; Prática de Ensino; Formação Docente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )