SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3La cobertura de la ciencia en los noticieros colombianos: del análisis de resultados a las reflexiones metodológicas para su investigaciónA leitura de textos didáticos de ciências como confronto de perspectivas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

SOUSA, Rogério Gonçalves de  e  BASTOS, Sandra Nazaré Dias. Discursos Epistemológicos de Afetividade como princípios de Racionalidade para a Educação Científica e Matemática. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2011, vol.13, n.3, pp.169-184. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172011133169.

Este ensaio tem como objetivo a compreensão e o estudo do papel da afetividade no processo de cognição, sob uma perspectiva voltada para valorização de aspectos indissociáveis do sujeito epistêmico, admitindo que este se constrói e constrói conhecimento em diversos domínios de raciocínio, inclusive emocionais. Para subsidiar a discussão no âmbito da Educação Científica e Matemática, reunimos relatos de docentes nos quais fica evidente que a afetividade influenciou o processo de ensino e aprendizagem. Partindo das narrativas e de diversas contribuições teóricas, buscamos evidenciar discursos epistemológicos e configurá-los como princípios de racionalidade para a Educação Científica e Matemática, sustentando como tese principal a imbricação da razão com a afetividade no caminho do conhecer.

Palavras-chave : Afetividade; Epistemologia; Educação Científica e Matemática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )