SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3Epistemological Discourses of Affection as principles of Rationality for Science and Mathematics EducationReading texts from a teacher education journal (ciência em tela) by science teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

PAULA, Helder Figueiredo  and  LIMA, Maria Emília Caixeta de Castro. A leitura de textos didáticos de ciências como confronto de perspectivas. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2011, vol.13, n.3, pp.185-205. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172011133185.

A afirmação de que a formação de sujeitos leitores e produtores de texto é um compromisso transversal de todas as áreas da educação escolar desafiou os autores deste trabalho a buscar modos de mediar a ação de professores de ciências identificados com esse discurso. Neste artigo, apresentamos dados que emergiram da análise de uma das atividades concebidas para atender a esse objetivo. A avaliação da mesma nos remeteu às questões tais como: (i) de que modo os estudantes se expressaram sobre a tensão, sugerida pelo texto lido na ocasião, entre a cultura popular e a cultura das ciências? (ii) que aspectos do texto foram considerados mais provocativos, por esses sujeitos, e como eles os confrontaram?

Keywords : Leitura de textos didáticos de ciências; formação de leitores; formação de professores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )