Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117
Resumo
PAULA, Helder Figueiredo e LIMA, Maria Emília Caixeta de Castro. A leitura de textos didáticos de ciências como confronto de perspectivas. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2011, vol.13, n.3, pp.185-205. ISSN 1983-2117. https://doi.org/10.1590/1983-21172011133185.
A afirmação de que a formação de sujeitos leitores e produtores de texto é um compromisso transversal de todas as áreas da educação escolar desafiou os autores deste trabalho a buscar modos de mediar a ação de professores de ciências identificados com esse discurso. Neste artigo, apresentamos dados que emergiram da análise de uma das atividades concebidas para atender a esse objetivo. A avaliação da mesma nos remeteu às questões tais como: (i) de que modo os estudantes se expressaram sobre a tensão, sugerida pelo texto lido na ocasião, entre a cultura popular e a cultura das ciências? (ii) que aspectos do texto foram considerados mais provocativos, por esses sujeitos, e como eles os confrontaram?
Palavras-chave : Leitura de textos didáticos de ciências; formação de leitores; formação de professores.