SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Discursos Epistemológicos de Afetividade como princípios de Racionalidade para a Educação Científica e MatemáticaLeituras de textos da revista ciência em tela por professores de ciências índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

PAULA, Helder Figueiredo  e  LIMA, Maria Emília Caixeta de Castro. A leitura de textos didáticos de ciências como confronto de perspectivas. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2011, vol.13, n.3, pp.185-205. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172011133185.

A afirmação de que a formação de sujeitos leitores e produtores de texto é um compromisso transversal de todas as áreas da educação escolar desafiou os autores deste trabalho a buscar modos de mediar a ação de professores de ciências identificados com esse discurso. Neste artigo, apresentamos dados que emergiram da análise de uma das atividades concebidas para atender a esse objetivo. A avaliação da mesma nos remeteu às questões tais como: (i) de que modo os estudantes se expressaram sobre a tensão, sugerida pelo texto lido na ocasião, entre a cultura popular e a cultura das ciências? (ii) que aspectos do texto foram considerados mais provocativos, por esses sujeitos, e como eles os confrontaram?

Palavras-chave : Leitura de textos didáticos de ciências; formação de leitores; formação de professores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )