SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3A leitura de textos didáticos de ciências como confronto de perspectivasInteração entre música e tecnologia para o ensino de Biologia: uma experiência utilizando a web-rádio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

PAULA, Helder Figueiredo  e  LIMA, Maria Emília Caixeta de Castro. Leituras de textos da revista ciência em tela por professores de ciências. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2011, vol.13, n.3, pp.207-230. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172011133207.

O presente trabalho desenvolve-se a partir de uma oficina pedagógica oferecida pelo NUTES/UFRJ para professores de ciências. O objetivo central do estudo é discutir o sentido que professores atribuem às visões e contribuições propostas por vários perfis de educadores em ciências no contexto da revista Ciência em Tela (www.cienciaemtela.nutes.ufrj.br), a partir da investigação do processo de leitura e de resenha de textos nela publicados, sob perspectiva teórico-metodológica da Análise de Discurso, como desenvolvida por Pêcheux e Orlandi. A análise dos resultados aponta que as condições de produção envolvidas nas escolhas e nas leituras dos textos remetem a aspectos como: demanda por atualização, utilização dos textos como ferramenta didática e necessidade específica de elaboração de textos. Foram ainda observados os intertextos e o estabelecimento de interpretações parafrásticas e polissêmicas, bem como os movimentos de apropriação dos textos que foram resenhados pelos professores.

Palavras-chave : Leitura; Oficina Pedagógica; Educação em Ciências.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )