SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3Reading texts from a teacher education journal (ciência em tela) by science teachersAn analysis of theoretical frameworks about argument structure for argumentation studies in science education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

OLIVEIRA, Adriane Dall’Acqua de; PILATTI, Luiz Alberto; FRANCISCO, Antônio Carlos  and  ROCHA, Dalva Cassie. Interação entre música e tecnologia para o ensino de Biologia: uma experiência utilizando a web-rádio. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2011, vol.13, n.3, pp.231-241. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172011133231.

A internet e a música estão presentes no cotidiano de grande parte da população brasileira, porém ainda são pouco exploradas como um subsídio para o ensino de conceitos biológicos e para a popularização da ciência. Este texto foi elaborado a partir da pesquisa qualitativa do mestrado profissional em ensino de Ciências da UTFPR e discorre sobre uma experiência de utilização da música, aliada à tecnologia da web-rádio, como ferramenta didática de Biologia e sua influência no processo de ensino-aprendizagem, de alunos da rede pública de ensino. A experiência constituiu-se no estudo, a partir da letra de músicas, dos conceitos e conteúdos apresentados. Após essa atividade, foi realizada uma transmissão ao vivo em um programa de web-rádio, com a participação voluntária dos alunos, por meio do qual foram verificados a catarse e o retorno à prática social. Foi feita ainda a interação on-line com internautas, aplicando os conceitos da disciplina no programa de rádio.

Keywords : Música; Tecnologia; Web-Rádio.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )