Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117
Resumo
OLIVEIRA, Adriane Dall’Acqua de; PILATTI, Luiz Alberto; FRANCISCO, Antônio Carlos e ROCHA, Dalva Cassie. Interação entre música e tecnologia para o ensino de Biologia: uma experiência utilizando a web-rádio. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2011, vol.13, n.3, pp.231-241. ISSN 1983-2117. https://doi.org/10.1590/1983-21172011133231.
A internet e a música estão presentes no cotidiano de grande parte da população brasileira, porém ainda são pouco exploradas como um subsídio para o ensino de conceitos biológicos e para a popularização da ciência. Este texto foi elaborado a partir da pesquisa qualitativa do mestrado profissional em ensino de Ciências da UTFPR e discorre sobre uma experiência de utilização da música, aliada à tecnologia da web-rádio, como ferramenta didática de Biologia e sua influência no processo de ensino-aprendizagem, de alunos da rede pública de ensino. A experiência constituiu-se no estudo, a partir da letra de músicas, dos conceitos e conteúdos apresentados. Após essa atividade, foi realizada uma transmissão ao vivo em um programa de web-rádio, com a participação voluntária dos alunos, por meio do qual foram verificados a catarse e o retorno à prática social. Foi feita ainda a interação on-line com internautas, aplicando os conceitos da disciplina no programa de rádio.
Palavras-chave : Música; Tecnologia; Web-Rádio.