SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Leituras de textos da revista ciência em tela por professores de ciênciasUma análise de referenciais teóricos sobre a estrutura do argumento para estudos de argumentação no ensino de ciências índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

OLIVEIRA, Adriane Dall’Acqua de; PILATTI, Luiz Alberto; FRANCISCO, Antônio Carlos  e  ROCHA, Dalva Cassie. Interação entre música e tecnologia para o ensino de Biologia: uma experiência utilizando a web-rádio. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2011, vol.13, n.3, pp.231-241. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172011133231.

A internet e a música estão presentes no cotidiano de grande parte da população brasileira, porém ainda são pouco exploradas como um subsídio para o ensino de conceitos biológicos e para a popularização da ciência. Este texto foi elaborado a partir da pesquisa qualitativa do mestrado profissional em ensino de Ciências da UTFPR e discorre sobre uma experiência de utilização da música, aliada à tecnologia da web-rádio, como ferramenta didática de Biologia e sua influência no processo de ensino-aprendizagem, de alunos da rede pública de ensino. A experiência constituiu-se no estudo, a partir da letra de músicas, dos conceitos e conteúdos apresentados. Após essa atividade, foi realizada uma transmissão ao vivo em um programa de web-rádio, com a participação voluntária dos alunos, por meio do qual foram verificados a catarse e o retorno à prática social. Foi feita ainda a interação on-line com internautas, aplicando os conceitos da disciplina no programa de rádio.

Palavras-chave : Música; Tecnologia; Web-Rádio.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )